sexta-feira, 1 de julho de 2011

Qual socialismo

Desde a Antiguidade existem pessoas preocupadas com a vida em sociedade, que pensam em modificar a organização social e assim melhorar as relaçãoes entre os indivíduos.
Na idade moderna também existiu essa preocupação. Um inglês de nome Thomas more (14781535) escreveu um livro chamado Utopia, no qual mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta descrevendo uma cidade ideal(utopia significa ´´lugar nenhum´´), onde não havia propriedade privada nem dinheiro, com absoluta comunidade de bens.
Com as grandes desigualdades sociais criadas pela revolução industrial, as ideias de reformar a sociedade ganharam mais força. Surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles fourier,Pierre proudhon,karlmarx,friedrich Engels e outros. Para Karl Marx (1818-1883),o consumismo seria uma etapa posterior do socialismo e se caracterizaria pela inexistência do Estado e pelo autogoverno da colectividade.
Esses pensadores ficaram conhecidos como socialistas,pois defendiam a socialização de quase tudo o que existe na sociedade, ou seja, a abolição da propriedade particular ou privada dos meios de produção (terra, industrial públicas, do Estado. propunham que as vantagens particulares acabassem e que todas as pessoas fossem beneficiadas com a riqueza criada pelo trabalho humano e o fim das diferenças entre as classes sociais.

Kosovo

Kosovo , localizado ao Sul da Sérvia é uma provincia habitada, em sua grande maioria , por pessoas de origem albanesa. Com o processo de fragmentação territorial da lugoslávia, grupo nacionalista albaneses também se sentiram no direitode promover um campanha por maior autonomia de sua província.
Em 1998, as tensão separatista ganharam força e passaram a ser reprimidas pelo governo sérvio, que era contrário a essa reivindicação . Calcule-se que ação das tropas desse país levou a á morte mais de mil civis kosovares. Como represália,a Otan promoveu uma série de bombardeiros contra as bases militares sérvias.
Após um ano de conflitos sangrentos, em 1999, foi assinado um acordo de paz, tornando a província um protetorado internacional.Com isso, o controle militar ficou a cargo de forças estrangeiras e a administração sob responsabilidade da ONU.
Mesmo assim o impasse não foi totalmente resolvido. A Sérvia clama por sua soberania neste território, e os albaneses kosovares estão divididos em torna-la definitivamente uma nova nação: alguns querem a autonomia, enquanto outros preferem que a província fique sob a ONU.
Enquanto isso, a administração internacional tenta diminuir problemas como a repatriação de refugiados, o restabelicimento da democracia e a diminuição da hostilidades entre sérvios e albaneses.A





Fonte : Geografia Sociedades e Contidiano. Autores : Dadá Martins, Francisco Bogotto, Márcio Vitiello.

Postado por : Yasmim 8ª k !