sexta-feira, 1 de julho de 2011

Kosovo

Kosovo , localizado ao Sul da Sérvia é uma provincia habitada, em sua grande maioria , por pessoas de origem albanesa. Com o processo de fragmentação territorial da lugoslávia, grupo nacionalista albaneses também se sentiram no direitode promover um campanha por maior autonomia de sua província.
Em 1998, as tensão separatista ganharam força e passaram a ser reprimidas pelo governo sérvio, que era contrário a essa reivindicação . Calcule-se que ação das tropas desse país levou a á morte mais de mil civis kosovares. Como represália,a Otan promoveu uma série de bombardeiros contra as bases militares sérvias.
Após um ano de conflitos sangrentos, em 1999, foi assinado um acordo de paz, tornando a província um protetorado internacional.Com isso, o controle militar ficou a cargo de forças estrangeiras e a administração sob responsabilidade da ONU.
Mesmo assim o impasse não foi totalmente resolvido. A Sérvia clama por sua soberania neste território, e os albaneses kosovares estão divididos em torna-la definitivamente uma nova nação: alguns querem a autonomia, enquanto outros preferem que a província fique sob a ONU.
Enquanto isso, a administração internacional tenta diminuir problemas como a repatriação de refugiados, o restabelicimento da democracia e a diminuição da hostilidades entre sérvios e albaneses.A





Fonte : Geografia Sociedades e Contidiano. Autores : Dadá Martins, Francisco Bogotto, Márcio Vitiello.

Postado por : Yasmim 8ª k !

Nenhum comentário:

Postar um comentário