sexta-feira, 1 de julho de 2011

Qual socialismo

Desde a Antiguidade existem pessoas preocupadas com a vida em sociedade, que pensam em modificar a organização social e assim melhorar as relaçãoes entre os indivíduos.
Na idade moderna também existiu essa preocupação. Um inglês de nome Thomas more (14781535) escreveu um livro chamado Utopia, no qual mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta descrevendo uma cidade ideal(utopia significa ´´lugar nenhum´´), onde não havia propriedade privada nem dinheiro, com absoluta comunidade de bens.
Com as grandes desigualdades sociais criadas pela revolução industrial, as ideias de reformar a sociedade ganharam mais força. Surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles fourier,Pierre proudhon,karlmarx,friedrich Engels e outros. Para Karl Marx (1818-1883),o consumismo seria uma etapa posterior do socialismo e se caracterizaria pela inexistência do Estado e pelo autogoverno da colectividade.
Esses pensadores ficaram conhecidos como socialistas,pois defendiam a socialização de quase tudo o que existe na sociedade, ou seja, a abolição da propriedade particular ou privada dos meios de produção (terra, industrial públicas, do Estado. propunham que as vantagens particulares acabassem e que todas as pessoas fossem beneficiadas com a riqueza criada pelo trabalho humano e o fim das diferenças entre as classes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário