sexta-feira, 8 de abril de 2011



Onze alunos baleados na Escola Municipal Tasso da Silveira seguem internados nesta sexta-feira (8), em seis hospitais do Rio. Um menino de 14 anos, que sofreu uma lesão na perna, foi liberado depois de medicado no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.


Segundo o último informe da Secretaria estadual de Saúde, um menino de 14 anos, está em estado grave no Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Ele sofreu uma lesão vascular grave no ombro direito.


No Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estão internados um menino, de 13 anos, baleado no olho direito e uma menina, de 14 anos, atingida no abdômen e a coluna.


Quatro adolescentes estão internados no Hospital Albert Schweitzer. Três deles estão estáveis. Um menino, de 14 anos, baleado no abdômen e na mão, está internado em estado grave. Um menino e uma menina, ambos de 13 anos, baleados respectivamente no braço e nas mãos, estão estáveis, no Instituto de Traumatologia e Ortopedia, no Centro.

O coração em 1 minuto


O coração é um músculo encerrado num saco fibroso, o pericárdio. Encontra-se dividido longetunalmente em dois conjuntos independentes, formados cada um de duas cavidades que se intercomunicam: um ÁTRIO e um VENTRÍCULO.
O coração possui, em média, massa de 300 gramas, e sua contração e ritmada de em média de 72 vezes por minuto no estado de repouso. O sague circula pelo corpo em aproximadamente um minuto.
Entre as cavidades dos dois lados do coração e na saida das arterias aorta e pulmonar há valvas, que nada mais são do que membranas móveis.
As valvas que separam as cavidades dos dois lados do coração abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração dos átrios e, em seguida, fecham-se, impedindo refluxo do sangue na contração dos ventrículos. As valvas que ficam na saída das artérias aorta e pulmonar fecham-se na contração dos átrios e abrem-se na contração dos ventrículos.

Figuras de linguagem

Eufemismo - suavilizaçao de lingugem:Entregou a alma a Deus (morreu).

Matáfora - comparação ocultural e emprego da palavra em sentido figurado:´´Os poemas são pássaros que chegam´´Mario Quintana)

Comparação - comparação clara,com o emprego da conjunção com comparativa:´´o poema deve ser como a nódoa no brim´´(Manuel Bandeira)

Personificação - Seres inanimados agem como pessoas:´´O rio carrega sua fecundidade pobre,grávido da terra negra´´.(João cabral de melo neto)

Antítese - oposição das idéias:´´ que em vivo ardor,tremendo estou de frio´´.(luiz vaz de camões )

Paradoxo - o posição absurda do pensamento:´´o todo sem a parte não é todo / A parte sem o todo não é parte ´´.(gregório de Matos)

Metonímia - Uso da parte pelo todo e vice-versa,ou substituição de um termo por outro com qual se relaciona: Em alto-mar as velas (barcos)ressurgiam.

Hipérbole - exagero na expressão das idéias:riu tanto que estorou.

Hipérbato - inversão na ordem dos termos:´´nasce o sol, e não dura mais que um dia ,/depois da luz se segue a noite escura´´.(gregório de matos)

pleonasmo - é um recurso empregado para reforça uma idéia:Ao técnico,não lhe disse nada.