sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quem foi José Alencar Gomes Da Silva?

José Alencar Gomes da Silva
* Muriaé, MG, 17 de Outubro de 1931 d.C
Vice Presidente da República – Tomou posse em 1 de Janeiro de 2003 d.C
Empresário – Foi senador pelo estado de Minas Gerais

Sendo um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Fotografia do Vice Presidente da República do Brasil, empresário José de Alencar, desfilando em Brasília no dia da posse ao lado do Presidente LulaClique na imagem para ampliar
Desfilando em Brasília com o Presidente Lula no dia da posse

Foi, ao início, um vice-presidente polêmico, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que mantém os juros altos na tentativa de conter a inflação e manter a economia sob controle.

Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão distinto de seus conhecimentos empresariais, mas a pedidos do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Nesta ocasião, renunciou para cumprir as determinações legais com o intuito de poder participar das eleições de 2006.

Na vida política, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, presidente da FIEMG (SESI, SENAI, IEL, CASFAM) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Candidatou-se às eleições para o governo de Minas Gerais em 1994 e, em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se com quase três milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infra-Estrutura – CI, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

Coteminas

Vista do setor de tecelagem da Coteminas, empresa do Vice Presidente da República José Alencar Gomes da SilvaVista do setor de tecelagem da Coteminas

O grupo da área têxtil cresceu como nenhuma outra companhia brasileira do setor. José Alencar Gomes da Silva fundou o negócio em 1950 a partir de uma lojinha de tecidos, e o DNA da família está presente no grupo até hoje. Josué Gomes da Silva, o filho de José Alencar, comanda a empresa, mas a política é clara. Não há privilégios. A direção é composta por vários profissionais do mercado e o que mais pesa é o talento individual.

Fotografia do Vice Presidente da República do Brasil, José de Alencar Gomes da Silva e de seu filho Josué Gomes da SilvaJosé de Alencar e o filho Josué Gomes da Silva

Foto da Diretoria da Coteminas, empresa do Fotografia do Vice Presidente da República do Brasil, José de Alencar Gomes da SilvaClique na imagem para ampliar
Diretoria da Coteminas

Presidida pelo vice-presidente da República José Alencar


Nenhum comentário:

Postar um comentário