segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os Tigres Asiáticos

POR QUE ESSA DENOMINAÇÃO ?

No imaginário oriental, como também entre outros povos, figuras de animais expressam ou representam certas ideias. O tigre , originário da Ásia , por simbolizar a astúcia e a força , é utilizado para designar os países que, em curto espaço de tempo, apresentam um intenso continuo desenvolvimento económico e social , ou que se industrializaram com grande rapidez. É o caso de Cingapura , Taiwan ou Formosa , Hong Kong e Coreia do Sul , cuja industrialização ocorreu a partir de 1960.

Recebem também a denominação de Novos Países Industriais - expressão ultilizada para designar países que se industrializam recentemente , após a Segunda Guerra Mundial , diferenciando-se daqueles que realizaram suas revoluções industriais nos séculos XVIII, XIX e inicio do XX (Inglaterra, Japão , França , Alemanha , Estados Unidos , Rússia etc.) .

Os Novos Países Industriais abrangem um conjunto formado por Brasil, México, Argentina , África do Sul, China , Turquia , Índia , Indonésia , Tailândia , Malásia e os Tigres Asiáticos.

Os Tigres Asiáticos diferenciam-se , porém , dos demais , entre outros fatores, porque o desenvolvimento económico realizado por esses países e por Hong Kong foi acompanhado pelo desenvolvimento social .

Tomando-se apenas como base o IDH ( Índice de desenvolvimento humano) (tabela 12.1 e quadro 12.A) e a taxa de mortalidade infantil (abaixo de 1 ano) , podemos notar a diferença de dados entre os Novos Países Industriais , chamados também países de industrialização tardia .

fonte : Geografia O mundo desenvolvido
autor : Melhem Adas

Postado por : Pedro Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário